Lute como uma garota! | Por Caísa Barros
- Luz, câmera, redação!
- 17 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de jun. de 2020
Você sabe o que é empoderamento feminino? Conhece a expressão girl power? Não?! Então vem com a gente que no final deste post não faltarão motivos para você querer lutar como uma garota!
A expressão girl power remete à independência feminina e reforça a ideia de que nenhuma garota precisa que um homem lhe mostre o que é certo ou errado, pois todas são donas dos seus próprios narizes. Todos os dias, nós - meninas - enfrentamos os frutos do machismo presente em nossa sociedade, por isso é tão importante nos mantermos unidas e colocarmos em prática o empoderamento.
Quais são as garotas que fortalecem ou já fortaleceram outras meninas e que lutam por mudanças em nossa sociedade? A seguir, conheça algumas inspirações que farão você questionar a expressão mulherzinha. Tratam-se de garotas fortes e que mostram que o fato de sermos garotas não nos impede de fazermos nada!
1. Malala Yousafzai

Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa, defensora dos direitos das mulheres e do seu acesso à educação. Na tarde do dia 9 de outubro de 2012, Malala estava em uma van escolar, quando um homem armado a chamou pelo nome, apontou a arma para ela e disparou três tiros - um deles acertou o lado esquerdo do seu rosto. Malala sobreviveu para contar a sua linda história e para mostrar a importância da sua luta.
Em 2013, publicou a sua biografia: Eu sou Malala - A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã. No ano seguinte, recebeu o Nobel da Paz.
2. Greta Thunberg

Greta Thunberg é uma ativista ambiental sueca e ficou mundialmente conhecida por protestar em favor do meio ambiente e liderar o movimento Greve das Escolas pelo Clima (skolstrejk för klimatet, em sueco). Em 2019, Greta criticou as queimadas que estavam afetando a Floresta Amazônica, o que não agradou o atual presidente do Brasil, que na época chamou a sueca de pirralha. Greta seguiu pleníssima e poucos dias depois tornou-se a Personalidade do Ano da revista norte-americana Time.
Em 2018, havia publicado o livro Nossa casa está em chamas: Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença.
3. Anne Frank

Annelies Marie Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto. Entre 1942 e 1944, enquanto Anne e seus familiares se escondiam de soldados nazistas, ela relatava os seus dias em seu diário. Infelizmente, o esconderijo da família foi descoberto e todos foram levados para campos de concentração, onde Anne faleceu. Alguns anos depois, o pai de Anne, único sobrevivente da família, decidiu publicar o diário da filha.
O Diário de Anne Frank, publicado em 1947, vendeu mais de 35 milhões de cópias no mundo todo.
4. Nandi Bushell

Nandi Bushell é uma garotinha britânica de apenas 9 anos de idade, mas que já arrasa nas redes sociais. Ela toca bateria, guitarra, entre outros instrumentos. Nandi tem um canal no Youtube, onde esbanja todo o seu talento! Por muito tempo, disseram que bateria era coisa para homens, mas a pequena Nandi está aí para provar o contrário!
5. Emma Watson

Emma Watson é uma atriz, modelo e ativista britânica. Emma atuou em vários filmes e um dos seus principais papéis foi na saga Harry Potter, onde interpretou a personagem Hermione Granger, uma pequena garota empoderada que salva o próprio herói da história inúmeras vezes. Na vida real, Emma também é uma mulher empoderada, defensora dos direitos das mulheres e nunca perde a chance de questionar os padrões de beleza da indústria cinematográfica.
E aí, prontos para lutar como uma garota?
Todas as mulheres são importantes! Se você é mulher e está lendo isso, você é importante SIM! Nunca deixe que alguém te diga o contrário. Se você não estiver se sentindo bem, conte comigo. Eu te ajudarei no que for possível. Te amo!


Você gostou desse conteúdo?
Simplesmente maravilhoso este texto, parabéns minha amiga Caísa! ♥️😍😘😚🤩
Perfeitoooooo!💜
Parabéns Caisa❤ amei 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Top
Simplesmente amei o seu texto Caísa! Juntas somos mais fortes e empoderadas. Girl Power!♥️👊