DIY: Bordado livre | Por Raquel Silveira
- Luz, câmera, redação!
- 15 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Você já pensou em aproveitar a quarentena pra aprender algo novo? Neste post, a tia Rachel vai te dar algumas dicas sobre bordado livre e esse poderá ser o seu novo hobby!

O bordado livre é uma técnica antiga mas que de tão deliciosa quando colocada em prática nunca sai de moda! Além de oferecer momentos de tranquilidade e relaxamento, é também uma ótima opção para a decoração. A técnica consiste em transferir desenhos (que as bordadeiras chamam de riscos) para o tecido e, em seguida, esses riscos são contornados e preenchidos com linha.
Se você quer colocar essa técnica linda em prática ou simplesmente quer confeccionar um bordado para decorar a sua casa, pegue já a sua agendoca e não deixe de anotar os primeiros passos que você deverá seguir!
Materiais
Se alguém da sua família costura ou realiza alguma atividade artesanal, provavelmente você poderá encontrar alguns dos materiais necessários para o bordado livre na sua casa. Se tudo parecer muito complicado de conseguir, basta ligar n'A Bicotinha Armarinhos (em São Carlos) que durante a pandemia funciona como drive-thru, além de fazer entregas.

Você vai precisar de:
Linhas de meada (mouliné) de cores sortidas;
Tesoura de ponta fina (para cortar a linha);
Agulhas de costura (são mais indicadas que as agulhas de bordado, pois têm a ponta mais fina e por isso perfuram o tecido com mais facilidade);
Algodão cru ou outro tecido da sua preferência (você pode bordar onde quiser, mas o algodão é o tecido mais indicado no início);
Bastidor de madeira da dimensão que você preferir (o meu, por exemplo, é de 16cm);
É indicado utilizar um bastidor com regulagem enquanto você borda -com aquela tarraxinha fofa em cima -, assim você pode regulá-lo como quiser. Quando o seu bordado estiver pronto, você pode transferi-lo para um bastidor sem tarraxa.
Pontos

Como dá pra ver na imagem acima, existe uma infinidade de pontos no bordado. Mas não é preciso conhecer todos eles pra começar a bordar, se não você não vai bordar nunca! De início, você pode aprender o ponto mais popular do bordado livre: o ponto atrás. Recomendo que você assista o tutorial das meninas do Clube do Bordado disponível aqui.
Conhecendo o ponto atrás você poderá bordar uma porção de coisas. Depois, aos poucos, você poderá ir conhecendo outros pontos. São muitos!
Riscos

Como a técnica se chama bordado livre, isso significa que você pode bordar o que quiser! Você pode bordar um desenho que já tenha na sua casa, pode bordar lettering (alô Kamile e cia!) ou o que a sua imaginação mandar.
Algumas bordadeiras vendem riscos por aí e geralmente são bem baratos, pois apenas enviam um arquivo em pdf com o risco e o resto é com você. Isso significa que você tem que encontrar o seu jeitinho pra passar o desenho de uma tela ou folha para o tecido.
Eu sei um segredo, mas só vou contá-lo no dia em que este texto atingir mil likes. ;)
Bordados da tia Rachel (com ponto atrás):

Você gostou desse conteúdo?
Que legal professora
Amei prof ! ❤️
Parabéns Raquel!
Amei prof! O seu ficou perfeito ❤️😘
Amei!! vou bordar bichinhos UwU