A atualidade de Anne with an E | Por Kamile Esposito
- Luz, câmera, redação!
- 29 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Aqui no blog nós já falamos sobre Anne with an E, mas ainda não tínhamos apresentado os temas fundamentais e super atuais que são explorados pela adaptação. Vem entender porque você deveria assistir a essa série!
A série Anne with an E é inspirada na coleção de livros Anne de Green Gables, escrita por Lucy Maud Montgomery e publicada entre os anos de 1908 e 1920. A série estreou no canal canadense da CBC no dia 19 de março de 2017 e hoje está disponível na Netflix; conta com três temporadas, sendo que a quarta foi cancelada, mas não perdemos as esperanças de ver a série renovada, pois alguns atores já disseram que ainda há chances de uma continuação.
Qual é a história da série?
Anne Shirley é uma menina órfã, sonhadora e muito tagarela que é adotada pelos irmãos Marilla e Matthew Cuthbert. Eles moram na fazenda Green Gables, em Avonlea. Anne passa por muitas reviravoltas após a sua adoção: ela conhece Daiana que, como ela mesma diz, é sua “amiga do peito”; passa a frequentar a escola e onde conhece várias meninas e meninos que praticam bullying com ela; com exceção de Gilbert Blythe, um menino educado e com quem Anne viverá uma grande história de amor.
Quais são os temas abordados?

A adaptação da obra de Lucy Maud Montgomery apresenta diversos temas atuais, além de novos personagens que não são encontrados nos livros. São personagens que foram acrescentados na história para que discussões fundamentais fossem apresentados pela série, como:
Racismo: Representada pela história de Bash e Mary, um casal negro que sofre muitos preconceitos e dificuldades por conta da cor de sua pele. Eles enfrentam isso juntos e dão uma verdadeira lição de amor!
Feminismo: Na minha opinião, o feminismo é um dos assuntos mais retratados na série, principalmente através da Anne, que defende os direitos das garotas e mulheres. Um momento exemplifica isso (um dos, porque são muitos!), é a cena em que a Sra. Rachel Lynde está em uma reunião com vários homens, na qual ela é simplesmente ignorada e silenciada, pois eles não deixam ela falar.
Uma das cenas mais incríveis na série está representada na imagem abaixo. Nesta cena eles estão protestando contra a censura e defendendo a liberdade de expressão. <3

Baixa autoestima: Também é um assunto muito abordado na série, acontece com Anne, pois ela não gosta de ser ruiva e perde até o seu cabelo por conta disso.
Suicídio: Não é um assunto que aparece muito na série, mas tem uma cena em que Anne, mesmo que indiretamente, impede que isso aconteça (para saber mais você terá que assistir).
Homoafetividade: Representado pelo melhor amigo de Anne, chamado Cole, e a tia de sua amiga Daiana, chamada Josephine. Grandes amigos de Anne, Cole e Josephine também tornam-se grandes amigos por entenderem os sentimentos um do outro.
Bullying: Quando Anne começa a frequentar a escola, ela sofre bullying por ser órfã, ter cabelos ruivos e sardas (o que prejudica muito a autoestima dela), por ser magra demais, por não ter o mesmo estilo das meninas, por ter uma imaginação enorme e ser muito tagarela.

Você gostou desse conteúdo?
Parabéns amiga, seu texto ficou incrível.